O Conceito Halliwick busca ensinar e envolver a todos, principalmente pessoas que apresentam certas dificuldades físicas e/ou cognitivas, para que iniciem e participem de atividades aquáticas, evoluindo para a independência dentro da água até o ponto de conseguir nadar sem nenhum auxílio. O Halliwick foi desenvolvido por James McMillan (engenheiro e treinador de natação), em 1949, Na Escola The Halliwick School for Crippled Girls, em Londres, onde iniciou o desenvolvimento do conceito observando a biomecânica e os princípios físicos na água, tais como: inércia, empuxo, arrasto, metacentro (equilíbrio), turbulência, etc.
O conceito é interposto com a relação entre o Instrutor (professor ou terapeuta) e Nadador (nome dado ao aluno ou paciente desde o primeiro contato), buscando confiabilidade e segurança para que possa evoluir gradativamente no aprendizado; por essa razão o conceito aplica em seu âmago: o princípio de desprendimento, que visa facilitar padrões de movimento, variando o nível de dificuldade da atividade e a quantidade de orientação manual aplicada.
O princípio de instrução aplicado na piscina é dado a partir do Programa de Dez Pontos, que por sua vez é divido em 4 fases, de forma gradativa. FASE 1: Adaptação mental (ajusta o nadador ao meio aquático); FASE 2: Restauração do Equilíbrio (uso dos movimentos de inércia e de movimentos padrões para trabalhar a atividade reflexa); FASE 3: Inibição (fazer com que o nadador seja capaz de conter todo o movimento indesejado, tendo um bom controle postural); FASE 4: Facilitação (Ponto final, em que o nadador se torna apto a realizar movimentos fisicamente controlados através do controle mental). O Programa dos Dez Pontos do Halliwick está discorrido logo abaixo em ordem numérica:
1 - Ajustamento mental (fase 1)
2 - Desprendimento (fase 1)
3 - Rotação vertical (fase 2)
4 - Rotação lateral (fase 2)
5 - Rotação combinada (fase 2)
6 - Empuxo (fase 3)
7 - Equilíbrio (fase 3)
8 - Progressão simples (fase 4)
9 - Deslize turbulento (fase 4)
10 - Braçada básica (fase 4)
Foi fundada, em 1994, a IHA (Associação Internacional de Halliwick) com a intenção de promover e expandir o Halliwick através do mundo. Mais tarde foi alterado o termo de “Método” para “Conceito”, com a finalidade, em diferentes contextos, de amplidão estruturada, tendo, posteriormente, como resposta o conceito sendo utilizado por profissionais de hidroterapia e de natação até os dias de hoje.
Compartilhe abaixo em sua rede social se você gostou!
Consulte nossos LIVROS e veja também o nosso Google Plus.
Consulte nossos LIVROS e veja também o nosso Google Plus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário