FisioTeraByte | Fisioterapia e saúde ao alcance de todos: Fibromialgia: Abordando sobre a síndrome

Fibromialgia: Abordando sobre a síndrome


A Fibromialgia é uma síndrome que envole dores no corpo (levando cerca de três meses, no mínimo, para se recuperar das dores), envolvendo sensibilidade nos tendões, músculos e articulações, assim como aos tecidos moles, estando associada a fadiga, dores de cabeça, desregulação do ciclo circadiano (alteração do sono), ansiedade, dificuldades cognitivas (dificuldade de concentração em atividades motoras devido ao quadro de dor) e depressão. o que vale salientar é que a síndrome acaba acometendo mais as mulheres do que homens, em média na
faixa etária de 20 a 50 anos.
Quanto a causa desta patologia não se tem uma resposta concreta, porém alguns fatores são relevantes para podermos associar a mesma, como a genética, por exemplo, já que o quadro se apresenta na linhagem da família. Ainda podemos citar as infecções causadas por vírus e doenças autoimunes. 
Quanto ao tratamento, é importante lembrar que controle dos sintomas vistos recentemente é de suma importância. Os pacientes que apresentam esta síndrome são recomendadas com medicações que irão auxiliar no sono, na diminuição da dor e atuará nos sintomas. Uma dieta balanceada e acompanhada por um profissional também é muito importante, pois o sobrepeso pode acarretar lesões nas articulações, coluna e aumentando o quadro de dor.
No tratamento fisioterapêutico também irá buscar uma melhor qualidade de vida para o paciente com esta síndrome, assim como melhorar a condição cardiovascular e musculoesquelético. Por tanto, exercícios aeróbios (pedaladas de bicicleta em treino suave, por exemplo), alongamento muscular, hidroterapia, o uso de corrente TENS, massagem clássica, acupuntura, eletroacupuntura, entreo outras ferramentas que sejam de baixa intensidade ou até o limite de dor em que o paciente consiga delinear. As atividades físicas tendem a reduzir os sintomas.



Vida & Saúde - Fisioterapia no tratamento da fibromialgia
Fonte: Canal Vida & Saúde, do Youtube.



Compartilhe abaixo em sua rede social se você gostou!
Consulte nossos CURSOS e LIVROS e veja também o nosso Google Plus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário