FisioTeraByte | Fisioterapia e saúde ao alcance de todos: Edema: Veja como um inchaço pode acometer nossa saúde!

Edema: Veja como um inchaço pode acometer nossa saúde!

Fisiotebyte | Edema | Fisioterapia
O Edema tem por definição presença de quantidade anormal de líquido no meio extra-celular, onde tem mais presença nas extremidades do corpo, tais como: mãos, pés e tornozelo. Isso ocorre devido ao extravasamento e acúmulo de fluídos e proteínas extra-celulares que vão para os espaços intersticiais locais. Decorrente de uma lesão como o edema, podemos citar efeitos como: sangramento, liberação de mediadores químicos (resposta do processo inflamatório) e apoptose (morte celular). A inflamação é referente a primeira fase da cicatrização, onde é caraterizada por rubor, calor, edema e dor.
Quando citamos edema local, teremos plasma, detritos celulares das células danificadas e proteínas plasmáticas. Este acúmulo tem efeitos negativos, como a dor, diminuição da amplitude de movimento, assim como o aumento da distância que o O2 e os nutrientes nececitam para alimentar o restante das células, fazendo com que se tenha mais acúmulo. Com a persistência, o risco se torna mais acentuado nas funções das extremidades, levando a atrofia muscular, fibrose intersticial, contraturas musculares e infecção.
Quanto as causas, podemos citar as mais observadas, como: dieta rica em sal (NaCl); permanecer na mesma posição por um período muito longo; sedentarismo; gravidez (os membros são mais afetados, devido ao excedido ganho de peso); Sintomas de Tensão Pré-menstrual; medicamentos (hipertensão, anti-inflamatório, esteróides, estrogênio, etc); linfodema (a partir de uma mastectomia, quando removido os gânglios linfáticos); dentre outros.
Abrangendo o quadro de prevenção é importante realçar a diminuição de alimentos ricos em sal ou que sejam industrializados, ingestão de líquidos, elevação da região edemaciada acima da altura do coração quando estiver deitado (força da gravidade em ação). Quanto ao tratamento, é importante realçar que se deve, primeiramente, entender a causa e a individualidade de cada caso, para então buscar: um bom atendimento de primeiros socorros para diminuir o edema, assim como citar o uso de crioterapia, compressão, eletricidade e mobilização suave, drenagem linfática, tendo todas em comum o objetivo retardar o acúmulo do fluído, auxiliando a manter o sistema linfático em boas condições. É importante lembrar que o uso de diurético é recomendado nos casos em que o edema tenha causa de acúmulo de líquido.

Edema
Fonte: Canal ANTICORG,  do Youtube.



Compartilhe abaixo em sua rede social se você gostou!
Consulte nossos CURSOS e LIVROS e veja também o nosso Google Plus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário