O que são queimaduras? são lesões cutâneas que podem ter ação direta ou indireta, tendo como as principais causas o contato com líquido escaldante (fervente), a chama direta, contato com superfície aquecida e também por agentes químicos, elétrico ou radioativo. Mundialmente, os acidentes de lesões térmicas ocupam o 2º lugar, perdendo apenas para as fraturas. Já no Brasil, estima-se que, no mínimo 1 milhão de pessoas, sofrem de queimadura por
ano, tendo as crianças como as principais vítimas, na faixa etária de 0 a 2 anos de idade. As lesões químicas ocupam o 3º lugar, já os objetos aquecidos ocupam o 4º lugar e no 5º lugar seguem as lesões elétricas.
ano, tendo as crianças como as principais vítimas, na faixa etária de 0 a 2 anos de idade. As lesões químicas ocupam o 3º lugar, já os objetos aquecidos ocupam o 4º lugar e no 5º lugar seguem as lesões elétricas.
As queimaduras são avaliadas em graus e o que varia vai depender da intensidade da lesão sobre o tecido. Quando nos deparamos com uma queimadura de 1º grau veremos que irá comprometer somente a epiderme, apresentando eritema (vermelhidão), dor e calor, que evolui a descamação, tendo recuperação sistêmica mais rápida devido a baixa intensidade de lesão. A queimadura de 2º grau irá envolver, além da epiderme, a parte mais superficial da derme. Além da dor e eritema, neste grau irá apresentar edema, erosão e ulceração. O processo de cicatrização é lenta, podendo conter sequelas, como cicatrizes dependendo da profundidade da queimadura. A de 3º grau, corresponde a destruição da epiderme e derme, podendo danificar o tecido subcutâneo, tendões, ligamentos, músculos e ossos. Devido a destruição da lesão nervosa, não há sensação de dor, assim como não há retorno capilar e os vasos sanguíneos ficam comprometidos por coagulação.
Quando temos queimaduras de 1º e 2º grau, é recomendado resfriar a queimadura imediatamente, levando à água corrente em temperatura fria (em torno de 15º C), cerca de 15 a 20 minutos, levando a diminuição da dor e ardor da queimadura. Após, secar cuidadosamente a região lesada sem esfregar a toalha na pele. É importante realçar que pode agravar ou causar alergias quando é utilizado pomada, manteiga, pasta de dente ou outra forma auto-medicamentosa. Nas queimaduras de 2º grau, são geradas bolhas, na qual não devem ser furadas, pois podem causar infecções pela possibilidade de germes encontrados no objeto perfurante. Nas queimaduras de 3º grau, devido a gravidade da lesão, o paciente deve procurar atendimento médico mais próximo.
Podemos citar como tratamento Clínicos e Cirúrgicos: Limpeza balneoterapia (com soluções degermantes); Escarotomias: incisões descompressivas; Desbridamento: retirada do tecido epitelial desvitalizado e crostas; Excisão tangencial: remoção de toda área queimada, seguida de enxertia; Enxertos laminares ou expandidos; Autoenxerto (área não lesionada do próprio pcte), aloenxerto (bancos de pele humana) e xenoenxerto (pele derivada de animal).
2 - Primeiros Socorros 2 Queimaduras
Compartilhe abaixo em sua rede social se você gostou!
Consulte nossos LIVROS e veja também o nosso Google Plus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário