FisioTeraByte | Fisioterapia e saúde ao alcance de todos: Acupuntura: Uma Terapia Milenar Chinesa

Acupuntura: Uma Terapia Milenar Chinesa

Saiba mais sobre Acupuntura | Fisioterapia
A Acupuntura é uma terapia milenar chinesa, na qual é um segmento da Medicina Tradicional Chinesa, onde a OMS (Organização Mundial da Saúde), em nova terminologia, o considera um método de tratamento complementar. Já no Ocidente, a acupuntura começou a ser descoberta na idade média, quando exploradores europeus percorreram o império chinês. No Brasil, teve chegada em 1908, através de colônias japonesas, que repassaram o conhecimento apenas ao meio familiar, o que se manteve até o início da década de 80, visto que o CFM (Conselho Federal de Medicina) ainda não o considerava especialidade médica, sendo o Coffito (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapias Ocupacionais) o primeiro a estabelecê-lo como especialidade. Posteriormente, em 1995, a Medicina também o encarou como especialidade. Dentro da área da saúde, podemos ver
que a Odontologia, a Veterinária e a Psicologia também utilizam desta magnífica ferramenta.
De acordo com a técnica, o tratamento consiste na estimulação de pontos que são específicos no corpo através de aplicação de agulhas sólidas, finas e metálicas. Esses acupontos (ou pontos de acupuntura) são distribuídos através das linhas chamadas de meridianos chineses (ou canais energéticos), com a finalidade de obter uma resposta terapêutica, trazendo o equilíbrio entre o yin e yang. Estudos recentes da medicina ocidental indicam que a utilização da técnica estimula a liberação de substâncias químicas ao sistema nervoso, tendo efeito homeostático emocional e corporal. 
Para o diagnóstico, é importante conhecer aspectos diários da vida do paciente, assim como biotipo (aspecto da pele), fototipo (cor da pele), frequência cardíaca, frequência respiratória, etc. Quando o diagnóstico é realizado, o acupunturista poderá explorar os mais de mil acupontos, tendo a sua frequência de sessões determinadas conforme o paciente e o caso a ser tratado. Há outras técnicas alternativas utilizadas de forma complementar a acupuntura, onde podemos citar a eletroacupuntura, a moxabustão (consiste na aplicação de calor sobre os pontos da acupuntura), a auriculoterapia (encara a orelha como um microssistema), do in (digitopressão nos acupontos), ventosaterapia, entre outras.

Acupuntura. O que é?
Fonte: Canal 10 minutos de Saúde, do Youtube.



Compartilhe abaixo em sua rede social se você gostou!
Consulte nossos LIVROS e veja também o nosso Google Plus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário